Skip to content Skip to footer

Migrações Artísticas Em e Para Além de Lisboa

EDSON CHAGAS — 29 Junho 2016 — 19h

Migrações Artísticas Em e Para Além de Lisboa | Programa 180º Artistas ao Sul

Artists Talks

Migrações Artísticas Em e Para Além de Lisboa, organizado por Ana Balona de Oliveira, no âmbito de uma parceria entre o Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL), o Instituto de História de Arte (IHA-FCSH-UNL) e o Hangar em Lisboa, é um ciclo de conversas com artistas, alguns dos quais em residência no Hangar no âmbito do programa de residências artísticas ‘180º Artistas ao Sul’, e outros convidados. Através de vários meios, os artistas em questão examinam e problematizam noções de identidade e diferença, não só nacional e diaspórica, como também cultural, racial, de classe, género e sexualidade, assim como a noção de produção artística enquanto forma de investigação da histórica e da memória, quer colectiva, quer individual, quer pública, quer privada, com o intuito de examinar as contradições do presente e imaginar futuridades possíveis.

Em 2015, um ano depois das celebrações dos quarenta anos da Revolução dos Cravos em Portugal, celebram-se os quarenta anos da independência de Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Angola (quarenta e dois, no caso da Guiné-Bissau). Este ciclo pretende constituir-se também como fórum alargado e diversificado de discussão sobre os legados históricos das independências, das utopias e das realidades produzidas pelas lutas anti-coloniais e pelas construções nacionais pós-independência, não esquecendo as guerras civis que se seguiram, num contexto geo-político alargado, os seus fins, as décadas mais recentes de abertura económica e globalização e a forma como estas histórias e memórias, as suas celebrações e problematizações são examinadas pela produção artística contemporânea.

Pretende-se criar um espaço de debate em que práticas artísticas sejam não só pensadas e debatidas com públicos diversos e em abertura à comunidade, mas concebidas desde logo como fruto de diálogos, encontros, colaborações e trocas transdisciplinares entre vários sujeitos, práticas e contextos. O ciclo culminará numa publicação com documentos textuais e visuais produzidos pelos vários intervenientes e outros interlocutores convidados.

Ana Balona de Oliveira

Ana Balona de Oliveira é Investigadora de Pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e no Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa, e Professora Assistente no Courtauld Institute of Art, Universidade de Londres, onde defendeu a sua tese de doutoramento sobre a obra da artista portuguesa e sul-africana Ângela Ferreira (Maputo, Moçambique, 1958). A sua investigação centra-se em narrativas de império, anti- e pós-colonialismo, migração e globalização na arte contemporânea de espaços ‘lusófonos’ e outros. Recebeu bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem leccionado no Reino Unido e em Portugal e publicou na Third Text, Mute, Fillip, Aniki, entre outras. Coordena o o projecto ‘Visual Culture, Migration and Globalization’ (CEC-CITCOM) e em 2015 comissariou a exposição individual ‘Ângela Ferreira: Monuments in Reverse’ no CAAA em Guimarães.

Programa passado

CÉSAR SCHOFIELD CARDOSO + ANA NOLASCO + MARIA DO CARMO PIÇARRA | 27 Maio 2015 | 19h00

IRINEU DESTOURELLES + MANUELA RIBEIRO SANCHES| 15 Julho 2015 | 19h00

MÁRIO MACILAU + GABRIELA SALGADO| 15 Setembro 2015 | 19h00

DÉLIO JASSE + SUZANA SOUSA| 26 Novembro 2015 | 19h00

EURÍDICE KALA | 31 Maio 2016 | 19h00