Skip to content Skip to footer

Stef Fusani

O trabalho de Stef Fusani gira em torno da materialidade da experiência quotidiana e da configuração de formas de habitar o contexto através da cultura material contemporânea.

A sua trajetória e prática refletem um interesse pelas possibilidades e comportamentos dos materiais, através dos quais procura tanto a experimentação formal como a investigação das suas histórias ecológicas e sociais, bem como o seu potencial conceptual. Atualmente, desenvolve investigação sobre a aplicação de biomateriais na escultura, assim como sobre o papel da cópia, da mímese e da padronização nos processos escultóricos contemporâneos.

Stef Fusani é um artista experimental e designer italiano, radicado em Madrid desde 2008. O seu trabalho investiga a relação do indivíduo em constante negociação com a realidade, tentando metabolizar os seus estímulos através da materialidade e do corpo. A sua prática explora a origem dos processos de produção em relação aos hábitos humanos do século XXI.

Expôs em museus como o MAMbo em Bolonha e o MAAT em Lisboa, e o seu trabalho integra a coleção permanente do MAXXI em Roma. A sua obra foi também apresentada em galerias e espaços expositivos em Madrid, Milão, Londres, Nova Iorque, Miami e Berlim.

É o fundador do estúdio de design experimental STANDARD404, trabalhou como curador independente, cofundou o coletivo madrileno Molto Molto Fuori (uma plataforma curatorial ativa até 2019) e é cofundador do Cinema Parentesi, um coletivo dedicado à curadoria, disseminação e cenografia de instalações relacionadas com ensaios em vídeo produzidos por artistas, designers e arquitetos.

Formado na área do design, concluiu um mestrado em Geo-Design na Design Academy Eindhoven (Países Baixos) e está atualmente a realizar um doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de escultura, na Universidade Complutense de Madrid.