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Christabelle Peters

Christabelle Peters é escritora e teórica cultural. Atualmente, é professora de história cultural e política da América Latina na Universidade de Bristol e é especializada na interconexão entre raça e identidade nacional nos países de língua espanhola e portuguesa da orla Atlântica. É autora de Cuban Identity and the Angolan Experience (Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2012). O seu novo projeto, Angola after Colonialism: Race, Politics and National Identity (Bloomsbury/I. B. Tauris, livro a ser publicado futuramente) propõe um paradigma alternativo ao ‘Atlântico negro’ de Paul Gilroy para investigar a raça nas sociedades hispânicas e lusófonas. Para o centro de investigação artística do Hangar, em Lisboa, coordena o programa ‘Lisboa, África na Europa’, que investiga as possibilidades de uma conceptualização multilingue e multirregional da diáspora africana.

Sinopse

A ENTREVISTA
Dr. Christabelle Peters (com Catarina Simão)

As entrevistas são um marco da pesquisa social e fazem parte da paisagem mundana da nossa existência mediada. Entrevistas de rádio, entrevistas em revistas, entrevistas de televisão, perguntas e respostas de diretores em exibições de filmes… O formato de uma conversa guiada é algo que tomamos como garantido enquanto performance pública codificada da dança do relacionamento.

Mas se, como diz o sociólogo jamaicano Orlando Patterson, “todas as relações humanas são estruturadas e definidas pelo poder relativo das pessoas que interagem” assim, a sugestão é que as relações de poder estão na base das entrevistas. Investigadoras feministas, por exemplo, acreditam que a entrevista não estruturada pode neutralizar as relações de poder hierárquicas e exploradoras que eles acreditam ser inerentes à estrutura de entrevista mais tradicional.

Durante o curso da sua residência no Hangar, Christabelle Peters, académica e escritora Africanista sediada no Reino Unido, desenvolverá um trabalho multimédia crítico sobre a entrevista de investigação “pós-colonial” em colaboração com a artista portuguesa Catarina Simão. Inspirada por uma série de entrevistas com o recentemente falecido cineasta angolano, António Escudeiro, que Peters realizou durante o Verão de 2012 em Lisboa, a peça será inspirada numa variedade de métodos, abordagens e práticas (incluindo pesquisa qualitativa, estudos arquivísticos, cinema e performance) para explorar a dinâmica de poder interseccional envolvida por este encontro de grande alcance.

Organização e coordenação científica: Mónica de Miranda.
Este projeto faz parte do projeto Pós-Arquivo: Política de Memória, Lugar e Identidade, CITCOM-CEC-FLUL
Este projecto foi produzido com financiamento nacional da FCT – Fundação para o Ciência e Tecnologia, IP, no âmbito do projeto UIDB / 00509/2020

Christabelle Peters is a writer and cultural theorist. Currently a lecturer in Latin American cultural and political history at the University of Bristol, she specialises in the interconnection between race and national identity in Spanish- and Portuguese-speaking countries of the Atlantic rim. She is the author of Cuban Identity and the Angolan Experience (New York: Palgrave Macmillan, 2012). Her new book project, Angola after Colonialism: Race, Politics and National Identity (Bloomsbury/I. B. Tauris, forthcoming) proposes an alternative paradigm to Paul Gilroy’s ‘black Atlantic’ for investigating race in Hispanic and Lusophone societies. For Hangar-artistic research centre in Lisbon, she coordinates the ‘Lisboa, África na Europa’ programme, which investigates the possibilities for a multilingual and multiregional conceptualisation of the African diaspora.

Sinopse

 

THE INTERVIEW
Dr Christabelle Peters (with Catarina Simão)

Interviews are a staple of social research, and form part of the mundane landscape of our mediated existence. Radio interviews, magazine interviews, television interviews, director Q&As at film screenings… The format of a guided conversation is something that we take for granted as a codified public performance of the dance of relationship. But if, as the Jamaican sociologist, Orlando Patterson, says, “[a]ll human relationships are structured and defined by the relative power of the interacting persons,” then the suggestion is that power relations lie at the core of interviews. Feminists researchers, for example, believe that the unstructured interview can neutralise the hierarchical, exploitative power relations that they believe to be inherent in the more traditional interview structure.

During the course of her residency at Hangar, UK-based Africanist scholar and writer, Christabelle Peters, will develop a critical multimedia work on the “postcolonial” research interview in collaboration with Portuguese artist, Catarina Simão. Inspired by a series of interviews with the recently-deceased Angolan filmmaker, António Escudeiro, that Peters conducted during the summer of 2012 in Lisbon, the piece will draw on/from a variety of methods, approaches and practices (including qualitative research, archival studies, filmmaking, and performance) to explore the intersectional power dynamics engaged by this far-reaching encounter.

Scientific coordination and organized by Mónica de Miranda
This project is part of the project  Post-Archive: Politics of Memory, Place and Identity, CITCOM-CEC-FLUL
This project was produced with national funding from the FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. under the project UIDB/00509/2020.