Workshop

Raça, Representação e Fotografia

© Juan Orrantia

Título: Raça, Representação e Fotografia

Artista / Educador: Juan Orrantia

Data: 5, 6 e 7 de Abril de 2021

Horário: 14h às 17h (Lisboa) 

Um seminário/workshop de três dias sobre como a raça e o racismo têm sido parte integrante do meio da fotografia e das estratégias artísticas utilizadas para desvendar, corromper, e reconhecer esta história. Juntos, construiremos um vocabulário com o qual poderemos envolver esta história, o seu presente e examinar conceitos e abordagens críticas ao pensamento através de questões de raça, representações, e imagens visuais. Confiaremos em estudos de caso de artistas que tenham colocado um olhar crítico sobre esta questão, bem como de outros que tenham estado envolvidos em controvérsias por causa dela.

Dia 1 (3 horas). Abordagem conceptual e obras. A primeira sessão enquadrará a discussão em torno de ideias e histórias de representação na fotografia.

1. Falhas de visão e de representação. Quais são os limites da Fotografia? (Discussão em torno das impossibilidades e falhas da fotografia e das imagens mecânicas)
2. Exemplos e discussões
2.1. Racismo analógico Sarah Lewis (discutir leitura). (Fotografar os Detalhes de um Cavalo Negro em Luz Baixa, Broomberg e Chanarin)
2.2. Quem representa quem? (ou o que raio é colaboração?) Stanley Wolukau-Wanambwa em Jan Hoek, e Viviane Sassen
3. Raízes no Ar: Como os espaços e territórios são construídos. (Aveek Sen, em aula)
4. Agência, falando de volta: Santu Mofokeng’s The Black Photo Album, Malik Sidibe / Ahlam Shibli / Dayanita Singh (trabalhos a cores)
5. Digitopia (a promessa do digital – John Akomfrah);

Dia 2. Os fracassos da fotografia e outras possibilidades artísticas

1. A blackness como crítica: Muholi
2. Intervenções e alterações – Estratégias. As funções representacionais das imagens. Michael Subotzky (disrupting whiteness) / Bruno Boudjelal (diários e diáspora) / David Benjamin Sherry (queering straight photography).
3. Redefinindo o arquivo, reprodução a baixo custo. 2075 Civil Press Nepali Archive (Rohan Thapa e Julian Baron)
Terceiro dia

Sessão de crítica com o trabalho dos participantes

Juan Orrantia faz trabalhos fotográficos relacionados com questões de representação, percepção, e história. Fundamentado na intimidade, banalidade e reflexividade, ele explora diferentes modos de interacção fotográfica com a cor, intervenções, arquivos e o álbum fotográfico. O seu livro Like Stains of Red Dirt (Dalpine) recebeu o prémio Fiebre Dummy, o próximo VerdeRojo recebeu o primeiro prémio Latin American Photobook Centro de Fotografia de Montevideo, e os livros auto-publicados estão em colecções como o Museu Smithsonian da Biblioteca de Arte Africana, Biblioteca de Arte Fundação Calouste Gulbenkian e The Tierney Foundation. Juan nasceu na Colômbia e vive em Joanesburgo, África do Sul, e leccionou em universidades e instituições fotográficas. Tem um Mestrado em Fotografia da Escola de Arte de Hartford e um doutoramento em antropologia visual.

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