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1.a MUSICA NO NOSSO CONTEXTO

1.a MUSICA NO NOSSO CONTEXTO

A musica é uma influencia e uma presença muito importante nas nossas vidas. Usamo-la ou estamos expostos a ela em vários contextos da nossa vida. Desde a musica que ouvimos na nossa casa, no carro ou no smartphone, à musica usada na publicidade, nos filmes ou programas de televisão, nas peças de teatro, no gaming, nos elevadores e nas lojas, ou simplesmente as melodias que cantamos aos nossos bebes, ou os jingles que ouvimos na radio durante o transito.

Em muitos destes contextos existem géneros, subgéneros e estilos. Mas apesar das suas aparentes diferenças, estes géneros têm vários aspetos em comum que, como músicos e produtores, temos de dominar.

Ao mesmo tempo que podemos estar interessados em fazer um hit de hip hop ou afro-house, podemos querer fazer musica experimental para uma performance de dança ou peça de teatro, ou a banda sonora dum filme. Quais são os aspetos em comum em toda musica?

1.b ELEMENTOS MUSICAIS

1.b ELEMENTOS MUSICAIS

Primeiro o elemento temporal. A musica é uma viagem no tempo que normalmente têm um inicio, um meio e um fim. Esta viagem pode ser imaginada como uma dinâmica linear, mais ou menos repetitiva, que ajuda a transmitir uma mensagem.

As canções musicais normalmente contam uma historia. Os versos levam-nos a uma narrativa, e os refrões reforçam-na. Vemos que algumas musicas seguem um tema (theme), ou seja uma ideia base a partir da qual se desenvolve o resto. Este tema pode ser uma ideia melódica ou um padrão rítmico. Outras são mais sobre as várias jornadas duma historia, com principio, meio e fim. No entanto essa historia pode não ser tão linear e seguir esse padrão do principio meio e fim. Podemos fazer estes paralelos com a banda sonora dum filme: um tema que acompanha um personagem ou cenário ao longo do filme ajuda a reforçar a narrativa. Esse tema pode ser uma frase musical (music phrase) ou hook line1 ou servir-se da dinâmica do tema para criar tensão empolgar-nos e depois acalmar-nos e levar-nos a encostar de novo as costas na cadeira.

Um tema, seja para um personagem dum filme ou para o refrão duma musica necessita de ter esse hook (gancho) que ou reforça o próprio tema ou ajuda a desenvolver a historia. Na maioria das vezes três notas chegam. Muitos dos refrões com mais sucesso na pop tem poucas notas.

O mesmo se aplica aos filmes. Basta pensar na quantidade de temas que só usam duas notas para criar tensão em cenas e depois usam mais notas para resolver e aliviar a tensão.

1.c TERMONOLOGIA

1.c TERMONOLOGIA

 

Antes de começar a compor é importante que conheçam exatamente quais são os vários elementos que compõem uma peça musical. Este glossário ajudará a perceber o resto deste curso e a musica em geral. Mesmo que já conheçam estes termos é importante que sejam revistos para que se tenha uma base comum de entendimento.

Ritmo (Rhythm)

Trata-se dum padrão beats ou pulsações de tempo regulares ou irregulares. Os exemplos mais óbvios são o bater do coração ou o tic-tac dum relógio. Esse tic-tac bate 60 vezes num minuto e cada batimento chama-se um beat. Ritmo sincopado acontece quando há beats inesperados que se desviam do padrão de espaçamento regular dos outros beats.

Tempo

Trata-se da velocidade duma peça musical, ou seja quão ráida ou quão lenta e. mede-se em BPM´s, Batidas por Minuto ou Beats Per Second. Um relógio bate a 60 BPM’s por segundo, um tema de house music pode ir de 120 a 140 BPM’s, um Trap entre 135 e 160 BPM’s, Boom Bap Hip Hop entre 70 e 100, Dub 60 e 90, etc.

Tonalidade (Key Signature)

Também referido com a tónica. A maioria da musica popular é escrita numa certa tonalidade. Tonalidade é um sistema especifico de sons (escalas). No sistema ocidental existem a tonalidade maior, menor natural, menor harmónica, menor melódica, etc. No entanto existem muitas mais tonalidades não ensinadas no sistema ocidental. Cada tonalidade é realizada a partir dum tom. A esse tom inicial chama-se a tónica. Um tom tem varias tonalidades e existem as varias tonalidades para cada tom. Por exemplo quando nos dizem “esta musica está em Dó maior (Cmajor) quer dizer que estamos no tom de Dó na sua tonalidade maior.

Escalas (Scales)

Cada tonalidade está associada a um conjunto ou sistema especifico de 7 notas que seguem uma sequencia restrita, dependendo do seu tipo (maior, menor, etc). Essa sequencia restrita é definida pelos espaços que se deve respeitar entre cada nota que se toca, a esses espaços chama-se intervalos e estes são quantificado em tons e semi-tons.

A isto chama-se uma escala. Por exemplo na tonalidade de Dó maior as notas que se tocam são diferentes da tonalidade de Dó Menor.

Harmonia (Harmony)

Acontece quando duas ou mais notas são tocadas em simultâneo, em determinados intervalos. O exemplo clássico disso é quando dois cantores ou cantoras harmonizam entre si, cantando a mesma linha melódica usando tons diferentes. As backing vocals (segundas vozes ou vozes de apoio), são normalmente criadas pondo notas alternativas por melodia principal.

Acordes (Chords)

Um acorde é um conjunto de 2, 3 ou mais notas tocadas ou cantadas ao mesmo tempo. Estas notas pertencem normalmente à mesma escala e aesse conjunto de notas é dado o um nome. Por exemplo juntando Dó, Mi e Sol ou C, G e E froma-se o acorde de Dó maior ou Cmajor.

Melodia (Melody)

Trata-se duma sucessão de notas que constituem uma frase musical. A linha vocal principal duma musica é considerada a Melodia e é normalmente criada a partir da escala do acorde que está a ser tocado por baixo dessa melodia. podemos igualmente criar linhas melódicas com partes instrumentais que nos dão os tais hooks que fazem a musica destacar-se e tornar-se memorável.

Linha de Baixo (Bassline)

Este é um elemento da musica que normalmente sustenta o acorde, mas que pode ter o seu próprio caracter melódico. Algumas linhas de baixo podem ter padrões repetitivos enquanto o acorde por cima varia, ou ao contrario variar enquanto o acorde se mantem o mesmo. Na musica eletrónica principalmente, mas em vários outros géneros, a bassline tem um papel essencial. Géneros como o Dub, Dance Hall, Hip Hop ou Trap, Dubspet etc são muitas vezes construídos a partir da bassline.

Arpejos (Arpeggios)

Acontece quando as notas dum acorde são tocadas em sequencia e num tempo especifico sincronizado com o tempo da musica. Existem vários tipos de arpejos como por exemplo em sequencia ascendente (ascending), em sequencia descendente (descending), ou aleatória (random).

Experimenta ideias musicais com loops aqui.

1 Hook line é uma ideia musical, normalmente um pequeno riff musical, uma passagem ou uma frase, usada na musica popular para tornar uma musica mais apelativa e ficar logo no ouvido de quem ouve. Este termo aplica-se mais à musica Pop, Rock, R&B, Hip Hop, Kizomba, etc. Nestes géneros o hook é normalmente encontrado no refrão e pode ser tanto uma melodia como um padrão rítmico

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