Mabe Bethônico é artista, pesquisadora e professora. Seu trabalho se concentra particularmente na história da mineração e nos seus impactos ambientais e sociais consequentes. Seus projetos exploram as transformações culturais, econômicas e políticas causadas pelas atividades extrativas, utilizando arquivos e documentação de campo. Ela interagiu com diversas coleções, incluindo as da Eisenbibliothek em Schlatt, do Museu de Etnografia em Genebra e do Imperial College em Londres. Também trabalhou com materiais de arquivos brasileiros, como o setor de Mineração do Ministério do Trabalho e Emprego. Ela é membro do grupo internacional de artistas e teóricos “World of Matter”, iniciado em 2010.
A prática artística de Mabe Bethônico abrange uma variedade de ferramentas e dinâmicas centradas no compartilhamento de conhecimento. Essas práticas se manifestam através de meios como livros, pôsteres, instalações, objetos e apresentações ao vivo. Em seu trabalho, ela explora questões institucionais e o complexo processo de construção e ativação da memória. Atualmente, leciona na ENSP Arles (École nationale supérieure de la photographie) e na HEAD – Genève. De 2002 a 2019, atuou como professora na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Entre 2018 e 2021, foi pesquisadora convidada na ESAAA – École Supérieure d’Art Annecy Alpes, França, como parte do projeto “Effondrement des Alpes”, financiado pela União Europeia em parceria franco-suíça.
Ela participou da 27ª e 28ª Bienais de São Paulo e da 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza em 2021. Exibiu seus trabalhos no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu de Antioquia em Medellín, no Kunstverein Munich, no Centre Georges Pompidou em Paris, no Musée d’Art Moderne de Lyon, no Malba em Buenos Aires, entre outros. Realizou conferências e leituras no Sesc Pompeia, São Paulo, na Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo, Universidade Concordia – Montreal, Museu de Tel Aviv, Bienal de São Paulo, Fundação Joaquim Nabuco – Recife, Nottingham Contemporary, entre outros.