WorkS_RP_VC012PEQ

A impressão em papel salgado foi inventada por Fox Talbot, um dos pioneiros da fotografia, em 1835, tendo sido realizada até sensivelmente 1855 e vindo a ser substituída pela impressão em albumina. É um processo fascinante que nos devolve a construção artesanal de uma imagem fotográfica num mundo onde a fotografia digital encobre as origens das imagens através da luz.

O domínio de todo o processo fotográfico desde a diluição das soluções, passando pela sensibilização do papel, até à impressão final por contacto, proporciona uma autonomia singular nesta forma alternativa de fazer fotografia, lenta, trabalhosa, mas total,  originando imagens impressas e não ficheiros digitais.

Este Workshop pretende recuperar estas técnicas num ambiente de laboratório, imprimindo através da luz solar objectos à escolha dos participantes, da flora local ( folhas, ramos, flores, e outros que a criatividade dos participantes descubra). Ao longo de 2 dias de trabalho serão realizados todos os procedimentos para a realização da imagem final.


PROGRAMA

Dia 11 Julho (10h-13h + 15h-18h)

Introdução à técnica do papel salgado.

Visionamento de algumas provas de papel salgado.

Diluição da solução de nitrato de prata.

Diluição da solução de gelatina e cloreto de sódio.

Sensibilização do papel na solução de cloreto de sódio e gelatina.

Secagem e armazenamento do papel.

Dia 12 Julho (15h-19h)

Sensibilização das folhas de papel na solução de nitrato de prata.

Secagem.

Utilização da prensa de exposição.

Exposição solar.

Fixação.

Observação e discussão dos resultados.


Idade Mínima para participar: 16 anos.

Não é necessária formação prévia em fotografia.


PREÇO

60€ – 10 horas


INSCRIÇÕES

geral[at]hangar.com.pt | 218 870 490


A inscrição é obrigatória, mediante pagamento do valor do workshop. As vagas são limitadas. O HANGAR reserva-se o direito de não realizar o workshop caso não se atinja o número mínimo de participantes. Programação sujeita a alterações.


MAIS WORKSHOPS NO HANGAR