Hangar desenvolve vários Programas de Residências Internacionais que oferecem aos artistas não residentes em Portugal ou Lisboa, a oportunidade de viver e trabalhar em Lisboa por um período entre 1 a 3 meses. O programa tem como objetivo promover o intercâmbio internacional e a troca de ideias através da prática artística nas áreas das artes visuais, performance, fotografia e vídeo.
Por meio de parcerias estratégicas no meio artístico internacional e com instituições ligadas à produção cultural e investigação artística em vários países e através da Triangle Network, o Programa de Residências tem como objetivo fortalecer as ações de intercâmbio existentes entre Portugal, Europa, África e América do Sul.
O Programa de Residências HANGAR tem dois formatos: Host Residencies (candidatura espontânea, sujeita a aprovação) e Visiting Artists Residencies (convite e convocatória aberta, sujeita a júri).
Para obter informações sobre elegibilidade e sobre a forma de ser considerado para uma residência, por favor consulte o nosso Regulamento
Actualmente está em curso o Programa de Residências Longitudes 180º Artistas ao Sul.
Residências Anteriores
Rosa Vallori
Apoio: Institut d’Estudis Baleàrics
Susana Lopez Fernandez
Rouzbeh Akhbari
Sasha Grbich
Outubro – Novembro 2019
María Aparício
Nelson Carlo de Los Santos
Gary Stewart
Lydia Nsiah
Adeline Senn
Máximo González
Ivan Buenader
Mark Miller
Emeka Ogboh
Freddie Darke
Pedro Hurpia
Ayọ̀ Akínwándé
Ila Mira
Tan Shou Chen
Tina Dolen
Alojamento Criativo
Elisa Braem
Liz Obert
Mudungaze Dinguiraye
Christine Enrègle
Natascha Seideneck
Sunyoung Hwang
Francisco Bruna Zalvidea
Casper Wolski
Frans van Lent
Christian Hawkey
Junho 2019
Adolfo Bimer
Caroline Newton
Valérian Goalec
Javier Mansilla Calderón
Monika Plentauskaité
Marie Carangi
Ihosvanny
Anna Berger
Markus Soukup
Rodolfo Andaur
Curtis Santiago
Daniel Moraes
Marcelo Wilkes
Yan Guaracy
Dahhyun Im
Miriam Simun
Raúl Hevia
Irene de Andrés
Antonio Menchen
Abel Jaramillo
Apoio: Ayudas Injuve
Rosanna Bach
Christabelle Peters
Eliyah Mesayer
Renata Pelegrini
Louise Prévert
Delio Jasse
Samuel Bartle
Anna Biesuz
Ana Esteve Reig
Christine Enrègle
Andrea Pinheiro
Sabine Gruffat
Tiago Sant’Ana
Alex Turgeon
Zhao Xu
Yulia Gilich
Domingos Guimaraens
Caroline Valansi
Donghwan Ko
Magui Moavro
Orly Ruaimi
Deolinda Aguiar
Gabriel Bott
Matheus Rocha Pitta
Blair Swann
Samantha Rees
Cassiana Der Haroutiounian
Loli Aldazabal
Yasmine Louis
Sammy Baloji
Olavo Amado
Miha Strukelj
Maikoiyo Alley-Barnes
Margherita Isola
Abel Shah
Amalia Valdés Mujica
Vânia Gala
Maria Ader
Maje Mellin
Enric Fort Ballester
Sophie Mallett
Apoio Gasworks
Charlie Morris
Januário Jano
Dena Yago
Santiago Reale
Rafa Fortez
Laura Torres Bauzà
Mingyi Wang
Estefania Landesmann
Sara Sandri
Maimuna Adam
Daniel Greenfield-Campoverde
Clara Benfatti
Monique Prinsloo
Wei Hsinyen
Bettina Vaz Guimarães
Clara Sánchez
Rodney Ewing
Samuel Rees
Caroline Corleone
Junho 2017
Abraham Oghobase
Apoio: DGARTES
Irene Nerys
Alice Marcelino
Apoio: Fundação Caloustre Gulbenkian
Não deverá tomar Sildenafil em caso algum e tal como o riociguate, não é recomendada e o maior obstáculo para tal é a falta de vontade de muitos homens dirigirem-se aos especialistas com um problema tão delicado. nesse site Boa forma na cama, têm uma vida sexual mais rica, os medicamentos geralmente apresentam contraindicações.
Prêmio Energias na Arte
Instituto EDP | Instituto Tomie Ohtake
Fevereiro 2017
Apoio: Wales Arts International
Apoio: Ministério da Cultura de Taiwan e Takming University
Apoio: Gaswoks
Apoio: Bolsa Fundação Botín
Apoio – INJUVE Ayudas a la Creación Joven 2015
Apoio — Australia Council for Arts
Apoio — PICE | AC/E
180º | Residência Artística
180º Artistas ao Sul (2015-2018) é um programa de residências, com enfoque no contexto artístico e cultural de Lisboa, destinado ao intercâmbio de artistas oriundos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé. Este projeto de residências artísticas têm com0 objectivo contribuir para o desenvolvimento das carreiras artísticas e internacionalização dos artistas participantes, através da prática do site-specific como forma de exploração artística. A residência pretende fortalecer o trabalho em rede entre os artistas, apoiar a produção experimental de novos trabalhos e promover a troca cultural com a disseminação de ideias e de conexões criativas com o público e comunidade artística internacional em relação com o contexto africano e português. Este projecto procura oferecer aos artistas um conjunto de condições que reflectem um constante questionamento sobre a prática artística contemporânea. As actividades do programa 180º ARTISTAS AO SULincluem trabalho de estúdio, artists talks, programa de performance, ciclos de cinema, visitas de estudo, programa educativo e um programa paralelo de artistas e curadores convidados. Este programa têm a duração de 3 anos e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
O programa terá uma importante componente de intervenções artísticas orientadas para a comunidade local e uma programação de eventos (artists talks, seminários, performances, concertos, masterclass, workshops de formação), pensados para captar públicos diversos, procurando estabelecer um diálogo criativo entre estes e os artistas diversificados.
Triangle Network
Triangle Network é uma rede de artistas, grupos de artistas e organizações artísticas, que vem crescendo desde 1982 e atualmente está presente em mais de 30 países. Por meio de um programa de residências e workshops internacionais e uma programação aberta ao público como Open Days, exposições e conversas com artistas, Triangle Network inicia a troca de idéias através da prática: uma abordagem que se baseia no diálogo, processo e abertura.
Com suas atividades, a TN desenvolve uma rede única de intercâmbio que conecta artistas locais e internacionais. Nas últimas duas décadas, os parceiros da rede trabalharam com mais de 4.000 artistas. Somente na África, mais de mil artistas participaram de oficinas e residencies. Tais programas de intercâmbio têm tido um enorme impacto na carreira dos artistas, ajudando-os a desenvolverem trabalhos inovadores e experimentais e a ganharem visibilidade a nível nacional e internacional.