Jacobus Capone by Ricardo Janeiro 05, 2016 0

Nascido em Perth Western Australia, Jacobus Capone recebeu o seu BFA da Edith Cowan University em 2007. O seu projecto de graduação consistiu numa caminhada através da Austrália, de 147 dias, cujo objectivo foi deitar no Oceano Pacífico água oriunda do Índico.

Trabalhando de forma interdisciplinar, recorrendo com frequência à performance e à instalação vídeo, a prática artística de Jacobus é imbuída de uma natureza holística e uma certa futilidade e tenta integrar toda a acção, independentemente da forma como é percepcionada pelos outros, na totalidade da experiência vivida.

DEsde 2009, Capone expõe nacional e internacionalmente em locais como: Momentum Berlin, HEREart New York, Australian Experimental Arts Foundation, John Buckley Gallery Melbourne, Linden Centre of Contemporary Art, Soapbox Gallery New York, The Cable Factory, Helsinki, Atelierhof Kreuzberg, Berlin, as well as participating in such festivals as the 2014 Rapid Pulse international performance festival, Chicago, 2013 Brer Art Week Milan, Aurora, Dallas 2013 e 2011 European Performance Art festival, Poland.

Jacobus desenvolve no Hangar o projecto Forgiving Night for Day, em colaboração com 7 fadistas, e que se desenrola em 7 locais em Lisboa, durante 7 madrugadas.

Uma série de caminhadas através de Lisboa, descalço e antes do amanhecer, a par da pesquisa em processo, irão informar e contribuir sensitivamente para as músicas que serão cantadas.

A canção resultante, e o gesto de ser cantada antes do amanhecer durante uma semana, surgirá como uma oração evocativa a uma cidade a acordar, envolvendo tudo aquilo que se pode desvelar durante o dia e que pode nos passar despercebido, e libertando tais momentos dos constrangimentos psicológicos do arrependimento.

Um humilde envolvimento com o qual se espera recolher todos estes acontecimentos periféricos desconhecidos que nos envolvem e às nossas vidas quotidianas, e libertá-los sobre a cidade, para o éter, guiando-os noutras direcções também desconhecidas.

Este projecto tem o apoio do Governo da Austrália, através do Australia Council para as Artes, e do Ian Potter Cultural Trust.

Apoio

aca_logo_horizontal_medium_rgb-543227280732d              ian potter cultural trust