Skip to content Skip to footer

Ilha de São Jorge

ILHA DE SÃO JORGE

Curadoria: Paula Nascimento + Stefano Rabolli Pansera [BEYOND ENTROPY]

Artistas: Suleimane Biai+Filipa César, Rui Terneiro + Filipe Branquinho e Tiago Correia-Paulo, Mónica de Miranda, Irineu Destourelles, Kiluanji Kia Henda, e René Tavares + Kwame Sousa

Data: 25 de Setembro a 9 de Outubro

Local: HANGAR Centro de Investigação Artística – Rua Damasceno Monteiro, 12 (Graça)

Horário: quarta a sábado, 15h – 19h

Contactos: 218 879 490 | 96 720 96 39

Inauguração: 25 de Setembro, 19h

Lançamento do livro “Ilha de São Jorge” em Lisboa: 5 outubro, 18h

Com conversa com os curadores Paula Nascimento e Stefano Rabolli Pansera e Ana Vaz Milheiro

A ILHA DE SÃO JORGE

A exposição “Ilha de São Jorge” apresentada no Hangar é uma reposição do projecto apresentado na Bienal de Arquitectura de Veneza em 2014, na continuidade dos projectos “Beyond Entropy Angola” (2012) e “Luanda, Cidade Enciclopédica” (exposição galardoada com o Leão de Ouro a Bienal de Veneza de 2013) .

A Ilha de San Giorgio Maggiore, Veneza, foi virtualmente transformada numa ilha extra-territorial, a “Ilha de São Jorge”, enriquecendo assim o tema específico da Bienal de Arquitectura de 2014: “Absorbing Modernity 1914-2014.”

Ilha de São Jorge propõe uma reflexão sobre o modo como a modernidade foi concebida, desenvolvida, construída, habitada, absorvida e por vezes rejeitada em quatro países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé, e produz um modelo de condições urbanas que pode conduzir a novas perspectivas sobre desenvolvimento urbano e discurso arquitectónico nestas regiões.

Com o vídeo “Uma Cabana”, Suleimane Biai e Filipa César imaginam a construção de um edíficio como uma experiência e um ritual para a articulação da memória e a sua inscrição no actual contexto social e político da Guiné Bissau. O filme “Concrete Affectio” de Kiluanji Kia Henda é inspirado no livro do escritor polaco RyszardKapuściński “Another Day of Life”, 1975. Kia Henda explora o vazio da cidade após a partida dos portugueses, dando visibilidade à arquitectura única de Luanda. O vídeo de Mónica de Miranda “Hotel Globo” conta a história da diáspora angolana centrando-se num hotel Modernista localizado no centro de Luanda. Com “Mionga House”, os artistas Kwame Sousa e René Tavares exploram as características da comunidade do sul da ilha de São Tomé. O projecto de Irineu Destourelles procura desenvolver a relação entre uma matriz sócio-cultural em constante evolução, a herança construída e a organização do tecido urbano contemporâneo da cidade do Mindelo, em Cabo Verde. Os filmes que compõem “Journey to The Centre of Capricorn” de Filipe Branquinho, Tiago Correia-Paulo e Rui Tenreiro propõem uma leitura poética e surrealista da arquitectura colonial e contemporânea da cidade de Maputo, em Moçambique.

Obras em exibição:

  1. Filipa César & Suleimane Biai, Uma Cabana, 2014, HD vídeo, côr, som, 41 mins.
  2. Filipe Branquinho, Tiago Correia-Paulo and Rui Tenreiro, Journey to The Centre of Capricorn- Postal da Baía dos Mpfumos, 2013, HD vídeo, côr, som, 2 mins. 7 sec
  3. Filipe Branquinho, Tiago Correia-Paulo and Rui Tenreiro, Journey to The Centre of Capricorn-Moshanyana, 2013, HD vídeo, côr, sound, 2 mins. 45 sec
  4. Monica de Miranda, Hotel Globo, 2014, HD vídeo, côr, som, 10 mins.
  5. Irineu Destourelles, New Words for Mindelo’s Urban Creole, 2014, HD vídeo , p/b, som, 10 mins. 23 sec
  6. Kiluanji Kia Henda, Concrete Affection – Zopo Lady, 2014, HV vídeo, côr, som, 12 mins.
  7. René Tavares & Kwame Sousa, Mionga House, 2014, HD video, côr, som, 9 mins. 7 sec

O LIVRO

“Ilha de São Jorge” é o volume editado por Ana Vaz Milheiro, Stefano Serventi e Paula Nascimento, nascido com o projecto expositivo com o mesmo nome organizado pela Beyond Entropy Africa (Paula Nascimento e Stefano Rabolli Pansera) para a Bienal de Veneza em 2014, dando continuidade à pesquisa iniciada com “Beyond Entropy Angola” (2012) e “Luanda, Cidade Enciclopédica” (exposição galardoada com o Leão de Ouro). O catálogo esté dividido em 5 secções (objectos, edifícios, cidade, paisagem, visões), inclui textos criativos, imagens e pesquisas académicas. Conta com a contribuição de arquitectos, investigadores e artistas preocupados em desenvolver conexões entre o modernismo dos cinco países africanos de língua portuguesa, pela primeira vez estabelecendo-se relações entre si e não exclusivamente com a antiga pátria mãe.

BEYOND ENTROPY

A Beyond Entropy foi inicialmente desenvolvida por Stefano Rabolli Pansera, em 2009, como uma pesquisa trans-disciplinar no seio da Architectural Association, School of Architecture, em Londres. A Beyond Entropy Ltd é, actualmente, um gabinete colaborativo independente que opera a nível mundial, em parceria com organizações públicas, instituições privadas e agências governamentais. A Beyond Entropy Ldt opera na fronteira entre arte, arquitectura e geopolítica e desenvolve projectos diversificados: desde actividades de âmbito curatorial até instalações de arte, passando por intervenções arquitectónicas e projectos de grande envergadura, até debates públicos e publicações impressas. A Beyond Entropy Ldt opera como uma holding que detém acções de cada empresa afiliada, por sua vez gerida por um parceiro local. a Beyond Entropy Africa, registada em Angola em 2012, é dirigida por Paula Nascimento, enquanto que a Beyond Entropy Books, registada em Itália, é dirigida pela Tankboys.

A Beyond Entropy considera a energia para lá da retórica da sustentabilidade e questiona noções pré-concebidas por forma a produzir novas ideias sobre o espaço que habitamos – as nossas casas, as nossas cidades, os nossos territórios. A energia é um dispositivo conceptual usado para conceber novas estratégias arquitectónicas que revelam o espaço não como uma entidade fixa e mensurável, mas antes como uma coalescência temporal de forças continuamente em desdobramento. A pesquisa é articulada em torno de 4 conceitos: entropia, forma, energia e espaço. A entropia é a noção mais clara de todas: tudo parece passar do estado de ordem para o estado de desordem. A forma é o princípio que torna a realidade inteligível, e como tal, é um significado. Energia é o conceito mais abstracto. Não sabemos realmente o que é; não deve ser confundida com electricidade ou assimilada à força. Permanece constante, nunca aumentado ou diminuindo. Tal como a energia, o espaço está longe de ser uma entidade fixa e quantificável oposta à temporalidade; requer um modo de devir uma vez que está em constante transformação. é por isso que é impossível separar o espaço da sua evolução no tempo.

Paula Nascimento (Directora da Beyond Entropy Africa) nasceu em Luanda em 1981. Estou na Southbank University e na Architectural Association School of Architecture em Londres. Trabalho para Álvaro Siza Architectos e RDA. Actualmente, Paula Nascimento vive e trabalha em Luanda e é consultora para a COCA Consultores de Energia e Ambiente). É também Directora da Beyond Entropy Africa. Desde 2013 é membro do Comité Inter-ministerial da República de Angola para a Expo Milano 2015. Também em 2013 fez a curadoria da exposição Luanda, Cidade Enciclopédica, com Stefano Rabolli Pansera, projecto galardoado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza.

Stefano Rabolli Pansera (Director da Beyond Entropy Ltd) nasceu em Brescia em 1980. Terminou com Distinção o curso na Architectural Association School of Architecture em Londres e de seguida trabalhou com Herzog e de Meuron entre 2005 e 2007. Leccionou como Unit Master na Architectural Association entre 2007 e 2011 e conduziu seminários e workshops nas Universidades de Cagliari, Cambridge, Naples, Wuhan, Seoul e Madrid. Em 2010 criou, editou e dirigiu o projecto de pesquisa Beyond Entropy, apresentado no mesmo ano como Evento Colateral na Bienal de Veneza de 2011 e expôs na Trienal de Milão e na Architectural Association em Londres. É fundador da Beyond Entropy Ltd. que opera na Europa, Mediterrâneo e África. Em 2012 foi nomeado Director do Museum of Contemporary Art de Calasetta e da Mangiabarche Gallery. Em 2013 fez a curadoria da exposição Luanda, Cidade Enciclopédica, com Paula Nascimento, projecto galardoado com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza.

ILHA DE SÃO JORGE

Curator: Paula Nascimento + Stefano Rabolli Pansera [BEYOND ENTROPY]

Artists: Suleimane Biai+Filipa César, Rui Terneiro + Filipe Branquinho e Tiago Correia-Paulo, Mónica de Miranda, Irineu Destourelles, Kiluanji Kia Henda, e René Tavares + Kwame Sousa

Dates: 25 de September to 9 de October

Location: HANGAR Centro de Investigação Artística – Rua Damasceno Monteiro, 12 (Graça)

Hours: Wednesday to Saturday, 15h – 19h

Contacts: 218 879 490 | 96 720 96 39

Opening: 25 de September, 19h

Lisbon book launch “Ilha de São Jorge”: 5 outubro, 18h

With conversations with the curators Paula Nascimento, Stefano Rabolli Pansera and Ana Vaz Milheiro

A ILHA DE SÃO JORGE

The exposition “Ilha de São Jorge” presented hangar is a repositioning of the project presented at the Bienal de Arquitectura Veneza in 2014, a continuation of the projects “Beyond Entropy Angola” (2012) and “Luanda, Cidade Enciclopédica” (Lunda, City Encyclopedia) (exposition awarded with the 2013 Leão de Ouro the Bienal de Veneza).

The island of San Giorgio Maggiore, Venice, was virtually transformed into an extra-territorial island, the “Ilha de São Jorge” (Island of Saint George), enriching the specific theme of the Bienal de Arquitectura of 2014:”Absorbing Modernity 1914-214.

Island of São Jorge is a reflection about the way that the modernity is conceived, developed, constructed, inhabited, absorbed and at times rejected in 4 countries of Portuguese language: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, and São Tomé, and construct a model of urban conditions that can drive new perspectives about urban development and architectural discourse in these regions.

With the video “Uma Cabana” Suleimane Biai and Filipa César imagine the construction of a building as an experience in a ritual for the articulation of memory and its inscription in the actual social and political context of Guiné Bissau. The film “Concrete Affectio” by Kiluaji Kia Hendra is inspired by the 1975 book “Another Day of Life” by the Polish writer Ryszard Kapuściński. Kia Henda explores the emptiness of the city after the departure of the Portuguese, lending visibility to the unique architecture of Luanda.  Mónica de Miranda’s video “Hotel Globo” tells the story of the Angolan diaspora and centers around a Modernist hotel located in the center of Luanda. With “Mionga House” the artist Kwame Sousa and René Tavares explore the characteristics of the community of the south of the island São Tomé. The project of Irineu Destourelles seeks to develop the relationship between the socio-cultural in constant evolution, the heritage constructed and the organization of the contemporary urban fabric of the city of Mindelo, Cabo Verde. The films that compound “Journey to the Center of Capricorn” by Filipe Branquinho, Tiago Correia Paulo and Rui Tenreiro propose a poetic lecture and surrealist of the colonial and contemporary architecture of the city of Maputo, Mozambique.

Works in Exhibition:

  1. Filipa César & Suleimane Biai, Uma Cabana, 2014, HD vídeo, côr, som, 41 mins.
  2. Filipe Branquinho, Tiago Correia-Paulo and Rui Tenreiro, Journey to The Centre of Capricorn- Postal da Baía dos Mpfumos, 2013, HD vídeo, côr, som, 2 mins. 7 sec
  3. Filipe Branquinho, Tiago Correia-Paulo and Rui Tenreiro, Journey to The Centre of Capricorn-Moshanyana, 2013, HD vídeo, côr, sound, 2 mins. 45 sec
  4. Monica de Miranda, Hotel Globo, 2014, HD vídeo, côr, som, 10 mins.
  5. Irineu Destourelles, New Words for Mindelo’s Urban Creole, 2014, HD vídeo , p/b, som, 10 mins. 23 sec
  6. Kiluanji Kia Henda, Concrete Affection – Zopo Lady, 2014, HV vídeo, côr, som, 12 mins.
  7. René Tavares & Kwame Sousa, Mionga House, 2014, HD video, côr, som, 9 mins. 7 sec

THE BOOK

Island of São Jorge is a volume edited by Ana Vaz Mlheiro, Stefano Serventi, and Paulo Nascimiento, conceived in conjunction with the the expositive project of the same name organized by Beyond Entropy Africa (Paula Nascimento and Stefano Raboli Pansera) for the Beinal de Vendza in 2014, giving continuation to the research initiated with “Beyond Entropy Angola” (2012) and “Luanda, Cidade Enciclopédica” (the exposition awarded with the Leão de Ouro). Told with the contributions of architects, researchers, and artists concerned with developing connections between modernism of the five African countries of Portuguese language, establishing for the first-time relations between them and not exclusively with Portugal.

BEYOND ENTROPY

Beyond Entropy was initially developed by Stefano Raboli Pansera in 2009 as a trans-disciplinary research endeavour at the Architectural Association, School of Architecture in London. Beyond Entropy is now an independent collaborative organization that operates at the global level with other public organizations, private institutions and government agencies. 

Beyond Entropy operates on the boundary between art, architecture, and geopolitics and involves several diversified projects: from curatorial projects to art instillations, to architectural presentations  and construction projects, to public discussions and public debates a well as printed publications. Beyond Entropy considers energy as a rhetoric of sustainability and questions pre-conceived notions to produce new ideas about the spaces we inhabit- our houses, our cities, our territories. Beyond Entropy operates a “holding” that encourages developments of each affiliated business, managed by a local partner. Beyond Entropy Africa, launched in Angola in 2012, is directed by Paula Nascimento. beyond Entropy Books, located in Italy, is directed by Tankboys.

Beyond Entropy considers energy as rhetoric of sustainability and questions pre-conceived notions to produce new ideas about the spaces we inhabit- our houses, our cities, our territories. Energy is a conceptual tool used to conceive new architectural strategies that expose space not as a fixed measurable entity but as a temporal coalescing of forces that are continually unfolding. Research is articulated in terms of 4 concepts: entropy, form, energy, and space. Entropy is clearest notion of all: all seems to pass the state of order for the state of disorder. Form is the beginning that renders reality intelligible, and with that, is meaning. Energy is a more abstract concept. We don’t really know what it is, it shouldn’t be confused with electricity or reduced to “force.”  It remains constant, never augmented or diminished. Like energy, space is far from being a fixed entity that is quantifiable opposed to temporality; it requires development and it is in constant transformation. And for that reason, it is impossible to separate space from its evolution in time.

Paula Nascimento (Director of Beyond Entropy Africa) was born in Luanda in 1981.. She studied at Southbank University and at the Architectural Association School of Architecture in London.  She works for Álvaro Siza Architects and RDA. At the moment, Paula Nascimento lives and works in Luanda and is a consultant for COCA Consultants of Energy and Environment. She is also the director of Beyond Entropy Africa. Since 2013 she has served as a member of the Inter-ministerial committee of the Republic of Angola for the Expo Milano in 2015. Also in 2013, she became curator of the Luanda exhibition Cidade Enciclopédia (City Encyclopedia) with Stefano Rabli Pansera. The project was awarded the Leão de Ouro in Bienal de Veneza.

Stefano Rabolli Pansera (Director of Beyond Entropy Ltd) was born in Brescia in 1980. He finished his studies at the Architectural Association School of Architecture in London with distinction and worked with Herzog and de Meuron from 2005 to 2007. He taught as a Unit Master at the Architectural Association from 2007 and 2011 and conducted seminars and workshops at the universidades de Caliari, Cambridge, Naples, Wuhan, Seoul, and Madrid. In 2010 he created, edited, and directed the research project Beyond Entropy, presenting next year at the Event Colatoral in Bienal de Veneza in 2011 and exhibiting at the Trienal de Milão and at the Architectural Association in London. He is the founder of Beyond Entropy Ltd. that operates in Europe, the Mediterranean, and Africa. In 2013 he became curator of the Luanda exposition, City Encyclopedia, with Paula Nascimento, a project awarded with the Leão de Oura in Bienal de Veneza.