Histórias de Família — workshop inserido no programa paralelo da exposição KIN

“Histórias de Família” – workshops de desenho e fotografia e expressão corporal para crianças com os artistas angolanos Hamilton Francisco Badu e Ingrid Fortez e com a artista moçambicana Eugénia Mussa.

Detalhes

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO (Serviço Educativo)

Concepção e Orientação: Ana de Almeida

ATELIERS LIVRES | PROGRAMA PARALELO À EXPOSIÇÃO KIN

5 aos 12 anos | sábados | 15h às 18h

Organizado por Ana de Almeida.
7 Maio  — Hamilton Francisco Badu
14 Maio — Ingrid Fortez
21 Maio — Eugénia Mussa

Local: MINI-HANGAR | Rua Damasceno Monteiro, 12 (Graça)

Inscrições:ana.almeida@hangar.com.pt | geral@hangar.com.pt | 21 887 1481

GRATUITO!!!

O MINI-HANGAR reserva-se o direito de não realizar a actividade caso não se atinja o nº mínimo de inscrições


14 Maio — Oficina com Ingrid Fortez

Uma oficina de observação, do sentir e do expressar.

Partindo da visita orientada à exposição Kin, inspirados nos trabalhos e técnicas das artistas expostas, partimos para a composição: colagem, desenho, bordado artístico, expressão literária (poesia).

A linguagem poética é uma das linguagens possíveis, jogo de reflexão, retrato da nossa imaginação, da nossa autenticidade, beleza e emoção. Criaremos juntos em afinidade com as propostas artísticas, possibilitando traduções particulares sobre a exposição e a experiência familiar de cada um.

Concepção e Orientação

Ana de Almeida

Formada em Fotografia e Comunicação pela London College of Communication e em “New art”, arte experimental a nível fotográfico, pelo Chelsea College of Art&Design, Londres. Trabalhou durante dois anos como professora de Arte e Educação de minorias étnicas da Clapham Manor Primary School em Londres. Orientou várias workshops de fotografia com crianças e jovens, intitulados “let’s make pictures that you can play and feel with“ em várias escola e instituições em Londres. É co-fundadora da Sociedade Lomográfica em Portugal, movimento artístico internacional de fotografia analógica, onde desenvolve vários projectos fotográficos a nível nacional e internacional como participante, formadora e produtora.

Hamilton Francisco Badu

Hamilton Francisco nasceu em Angola, em Abril de 1974, desde muito cedo teve a paixão pela pintura. Estudou Desenho Industrial no Centro de Formação e Tecnologia Manauto 2 em Luanda. Já em Portugal, aprofundou os seus conhecimentos nesta área. Trabalha todas as técnicas, incluindo a serigrafia artesanal. Actualmente trabalha como artista plástico no Projecto Museus no Centro, em Coimbra. Tem participado em várias exposições individuais e colectivas, bem como residências artísticas em vários países; as suas obras estão presentes em colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.

Ingrid Fortez

Licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras (UL), variante de Artes de Espectáculo, frequenta a pós-graduação em Comunicação de Tendências (FLUL); trabalha com música e poesia (com Dead Combo, Social Smokers, SirScratch, Cabace…; como diseur para Mar de Letras e Um poema por Semana – RTP2/África) teatro e performance (Direcção e Criação de Vanessalaunch do grupo Griot Teatro, é pupila em encenação de Rogério de Carvalho);  produz profissionalmente eventos culturais ou de informação cultural desde 2006 (para Sons da Lusofonia, Subfilmes/SicNotícias e Internacional, Chapitô, Serralves, São Luíz, LeCool Magazine…). Nos últimos 7 anos coordenou  Atividades de Tempos Livres e Programas de Férias com o Agrupamento Nuno Gonçalves e, mais recentemente, para o Colégio Leonardo Da Vinci – Luanda-  desenvolvendo um trabalho no âmbito da formação e Expressão Musical, Iniciação à Prática Teatral e Performance,  bem como, desenvolvendo atividades no âmbito da Educação Ecológica e atividades em contexto de Biblioteca Escolar (coordenadora; organizadora de feiras de livros, tertúlias com autores de literatura infanto-juvenil, oficinas de Expressão Escrita…).

Eugénia Mussa

Eugenia MUSSA (Maputo, 1978) iniciou seus estudos em artes plásticas na City & Islington College, em Londres, e licenciou-se em Pintura na Ar.Co, em 2009. No mesmo ano foi uma das finalistas do Prémio Anteciparte. Em 2010 recebeu uma Menção Honrosa na exposição comemorativa do 25º aniversário do Banco de Moçambique.Na sua pratica artística podemos encontrar uma preocupação constante com o repensar a história dos movimentos artísticos da pintura. Atualmente, ela vive em Lisboa exibindo regularmente em várias galerias. Em 2013, ela teve uma exposição individual no Espaço Arte Tranquilidade, exibiu na Fundação Calouste Gulbenkian e na galeria João Esteves Oliveira, em Lisboa. As suas obras fazem parte de coleções particulares e institucionais.


imagem © Lebohang Kganye, The Pied Piper, 2013