Equipa

Direcção

Mónica de Miranda
Direcção Artística

Mónica de Miranda é artista e investigadora. Seu trabalho tem como base os temas da arqueologia urbana e geografias pessoais. Actualmente desenvolve seu projeto de investigação “Pós-arquivo” no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.  Mónica obteve a sua licenciatura na Camberwell College of Arts (Londres, 1998). Tem mestrado em Arte e Educação pelo Institute of Education, (Londres, 2000) e doutoramento na Universidade de Middlesex (Londres, 2014), tendo sido bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É uma das fundadoras do projecto artístico de residências da Rede da Triangle Network em Portugal e do projecto Hangar, onde é a directora artística. Em 2016 foi nomeada para o Prêmio de Fotografia Novo Banco com exposição no Museu Berado (Lisbon) e para o Prix Piclet Photo Award. Participou do Photo Paris (Paris, 2013), Arco (Madrid, 2013), Arco Lisbon (Lisbon, 2016). Das exposições individuais mais recentes destacam-se: “Arrivals and departures” (Palácio D. Manuel, Évora, 2016), “Hotel Globo” (Museu Nacional de arte contemporânea do Chiado, Lisbon, 2015) “Arquipélago”(Galeria Carlos Carvalho, Lisboa, 2014. Dentre as exposições colectivas: “Contemporary African Art and Aesthetics of Translations” Dakar biennial (Dakar, 2016); “Telling Time” (Rencontres de Bamako Biennale Africaine de la Photographie 10 éme edition, Bamako, 2015); “Ilha de São Jorge” (14a Bienal de Arquitectura de Veneza, Veneza, 2014). Seu trabalho está representado em diversas coleções públicas e privadas.

Bruno Leitão
Direcção de Curadoria

Licenciado em Artes Plásticas na ESAD-CR, detêm uma pós-graduação em Estudos Curatoriais da FBAUL e Fundação Calouste Gulbenkian. É doutorando na UCLM (Espanha), com a tese “Curadoria entre arte, política e formalismo”. Vive entre Madrid e Lisboa, é crítico de arte para as publicações Dardo Magazine e Artishock e fundador do projecto Curatorial Clube. É membro do IKT, (International Association of Curators of Contemporary Art). Bruno Leitão foi curador no Lumiar Cité, espaço expositivo ligado à Escola de Artes Visuais Maumaus, em Lisboa. Aí trabalhou com, entre outros, Allan Sekula e Harun Farocki. Foi Director de Produção em 2007 da Galería Elba Benitez. Das suas exposições como curador independente, destacam-se: Atelier Utopia Miguel Palma, Fundação EDP Porto, a colectiva Narrativas Culturales, com os artistas Carlos Amorales, Sara Ramo, Marlon de Azambuja e Miguel Palma, em Madrid e Contra/cto com Carlos Nogueira, Felipe Ehrenberg, Los Torreznos, Sandra Gamarra e a dupla Sara e André. Como crítico de arte, fez entrevistas e escreveu sobre exposições em Portugal, Espanha e Brasil. Colaborou com a XEREM na terceira edição do workshop Triangle Network ,“OFFLINE”, como membro do júri e curador convidado.

Ana de Almeida
Direcção do Programa Educativo

Ana de Almeida formou-se em Fotografia e Comunicação na London College of Communication e “New Art”, fotografia de arte experimental no Chelsea College of Art & Design, em Londres. Trabalhou por dois anos como professora de Arte e Educação para minorias étnicas na Clapham Manor Primary School em Londres.
Paralelamente, supervisionou várias oficinas de fotografia com crianças e jovens, intituladas “vamos fazer fotos com as quais você pode brincar e se sentir”, em várias escolas e instituições da capital britânica. É cofundadora da Sociedade Lomográfica em Portugal, um movimento de arte internacional de fotografia analógica, que desenvolve vários projectos fotográficos nacionais e internacionais.

COMUNICAÇÃO | RESIDÊNCIAS

Rachel Korman

Rachel Korman, brasileira, é artista visual e produtora independente. Graduada em Comunicação Social (especialização em jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Estudou artes visuais na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Entre 2007 e 2013 estabeleceu-se em Lisboa, Portugal, onde frequentou o curso avançado de fotografia e imagens em movimento no Centro de Arte e Comunicação (Ar.Co) e o Independent Study Program on Contemporary Art, na Maumaus. Em 2009 cofundou, com Paulo Reis (em memória) e Lourenço Egreja, o Carpe Diem Arte e Pesquisa, centro de residências, exposições e investigação em arte contemporânea. Trabalhou como produtora independente para as exposições de Serralves no âmbito do Allgarve e para o Fuso – Festival Internacional de Vídeo Arte. Em 2013 retorna para o Rio de Janeiro onde trabalhou como Assessora de Comunicação para a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Casa França-Brasil e como Consultora e Gestora de coleção particular de arte. Em Outubro de 2016 volta a viver em Lisboa e passa a fazer parte da equipa do Hangar.

PRODUÇAO

Téo Pitella

Téo Pitella cursou Design Gráfico na UFPR (Brasil), Gravura na EMBAP (Brasil), é Mestre em Arte Multimédia com especialização em Fotografia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e hoje frequenta o doutoramento em Estudos Artísticos pela Universidade Nova de Lisboa. Actualmente dirige o projecto editorial FiM Colectivo (antigo 1359), onde trabalha com edições de autor e produções de eventos exposições e oficinas. Participou de exposições no Brasil, Portugal, França, Moçambique e Estados Unidos.Trabalhou com produção e assistência de montagem para exposições com inúmeros artistas e instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), Zaratan Arte Contemporânea (Portugal) e o Museu Metropolitano de Curitiba (Brasil).

Consultores

Alessio Antoniolli

Alessio é Director da Gasworks (Londres), onde lidera um programa de residências, exposições e projectos participatórios com enfoque em artistas emergentes britânicos e práticas e artistas internacionais. Actualmente está envolvido num projecto orçamentado em 2 milhões de libras, cujo objectivo é a compra e reabilitação do edifício que tem sido a casa da Gasworks nos últimos 20 anos. Alessio é também o Director da Triangle Network, uma rede global de artistas e organizações de âmbito local. As suas funções são de gestão, angariação de fundos e planeamento estratégico da TN, assim como de colaboração com novos parceiros para o desenvolvimento de projectos tais como residências e workshops. Em 2009 Alessio impulsionou o Programa de Partilha de Conhecimentos e Competências, uma série em curso de oportunidades de formação e desenvolvimento profissional para artistas e coordenadores da TN. Alessio é detentor de um MA em História de Arte pelo Birkbeck College, University of London, especializado em questões de internacionalismo, diversidade e políticas culturais nas artes visuais no Reino Unido.

Gabriela Salgado

Nasceu em 1971 na Argentina. Vive e trabalha entre Londres e a América Latina. Grabriela Salgado é curadora independente. Desde que obteve o seu MA em Curating Comtemporary Art pelo Royal College of Art que tem vindo a trabalhar de forma independente no Reino Unido e na América Latina. Comissariou um largo número de exposições e organizou workshops internacionais e programas de residências no Reino Unido, Grécia, Brasil, Argentina, Chile, México, Cuba, Colômbia e Espanha. Foi curadora da Colecção de Arte da América Latina da Essex University, UECLAA (1999-2005) e curadora dos Programas Públicos da Tate Modern (2006-2011). Em 2009 foi co-curadora da 2ª Bienal de Tessalónica na Grécia, intitulada “PRAXIS: Arte em Tempos de Incerteza”. Actualmente trabalha como curadora e consultora independente na Europa e América Latina e continua a contribuir com artigos e ensaios para publicações de arte e a participar em conferências internacionais. De momento está a desenvolver um programa de intercâmbio artístico entre África e América Latina.

Paul Goodwin

Paul Goodwin é curador independente, conferencista e teórico urbano radicado em Londres. O âmbito da pesquisa e curadoria de Paul Goodwin abrange os campos da arte e da migração, do urbanismo e da curadoria crítica. Enquanto curador na Tate Britain (2008-2012) dirigiu o pioneiro Cross Cultural Programme, uma plataforma multidisciplinar que explora o impacto da globalização na arte contemporânea britânica. Do significativo número de exposições em que participou como curador ou co-curador, destacam-se: Migrations: Journeys Into British Art, Tate Britain 2012; Thin Black Line(s), Tate Britain, 2011; Go Tell It On The Mountain: Towards A New Monumentalism, 2011 and Ways of Seeing, 2012, 3-D Foundation Sculpture Park em Verbier, Suíça; Coming Ashore, 2011, Colecção Museu Berardo em Lisbon, Portugal; Underconstruction, Hospital Júlio de Matos, Lisboa, Portugal, 2009. Lecciona no MA Curating do Chelsea College of Art and Design. É investigador associado em Urbanismo no Centre for Urban and Community Research, Goldsmiths, University of London e Membro Honorário do Franco-British Inter-governmental Council. Integrou o Conselho do Yinka Shonibare MBE Guest Projects em 2010-2011. Actualmente, Goodwin é Curatorial Director do 3-D Foundation Sculpture Park and International Residency Programme em Verbier na Suíça.

COLABORADORES

Ingrid Fortez

Agitadora cultural, educadora e artista multidisciplinar. Formou-se em Estudos Artísticos (Artes de Espetáculo) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) onde atualmente frequenta a pós-graduação em Comunicação de Tendências. A sua formação profissional inclui: curso geral de jazz na JBJAZZ (inst. Voz – 2008/2010) e curso de Produção e Marketing musical no Instituto de Artes, Criatividade e Novas Tecnologias (Restart – 2007/2008). Atualmente é consultora musical (Mo’Kubiko -Lisboa e LockDownStudios – Porto) e como vocalista, entre outros projetos, colabora com Dead Combo em Lisboa Mulata, Sir Scratch em Em Nosso Nome, Cabace em Ianda Mundo, Social Smokers em Magnetic Poetry. Trabalha como produtora de eventos culturais em festivais e espectáculos. Enquanto educadora é atualmente formadora no curso de Produção de Eventos (ETIC, 2016/2017); colabora com Hangar nos programas de Participação (Workshops e Mini-Hangar) desde 2016 e coordena ATL’s para Agrupamento Escolar Nuno Gonçalves (desde 2007). Desenvolve trabalho em Eco e Arte-educação no âmbito da formação, expressão e prática.

Estágios

2017

Anna Hepperger
Eszter Molnár
Maria Zheleva
Natalie Warszewik
Rachael Martin

2016

Alise Bēržvade
Albena Budinova
Alexandra Reder
Israel Guerrero Aleu
Mark Prelec
Simona Ševčenkaitė
Tanja Jojic
Vilmante Lockcikaite
Zeren Oruc

2015

Imogen Watson
Joana Louro
Kalina Michałowska
Katarína Thalerová
Mavreta Vanderou
Paula Kusińska
Sanem Odabaşi